Tipos de Cerveja

tipos-de-cerveja

 

Existe uma grande variedade de cervejas disponíveis no mercado de bebidas. As cervejas se diferenciam por diversas características, como gosto, odor, aroma, etc.

Esses diferentes tipos de cervejas podem confundir amantes de cervejas que estão começando a aprender mais sobre degustação de cervejas ou até mesmo para quem está em busca de uma cerveja perfeita para determinada situação.

Por conta disso, resolvemos fazer uma lista com os tipos de cervejas mais populares para que qualquer curioso possa entender suas características genéricas de forma divertida e rápida.

Aqui estão os tipos de cerveja mais buscadas no mercado de bebidas e que você devia experimentar:

Pilsner

A primeira cerveja produzida no mundo foi em 1842 na cidade da Plzen da República Checa e, desde então, esse tipo de cerveja se espalhou e dominou todos os lugares do mundo.

Praticamente todas as cervejas encontradas na maior parte dos países são inspiradas no modo de produção da Pilsner.
Sem sombra de dúvidas, esse tipo de cerveja você conhece muito bem e deve ser o seu favorito.

No Brasil 98% das cervejas consumidas são do tipo Pilsner. Há algumas variações, mas dentro dessa categoria. É raro encontrar no mercado cervejas de outro tipo.

A cerveja original Pilsner de origem Checa tem uma cor amarelo dourado brilhante, tem a presença de malte equilibrado, com aroma de lúpulo e notas florais, amargor presente com um final seco. A versão alemã é um pouco mais saudável e mais prazerosa de ser consumida.

Ale (cerveja)

A cerveja inglesa Ale pode ser produzida de diversas maneiras, com diferentes variações tanto no paladar, aroma e cor. Em outras palavras, existe uma gama de variedades da cerveja Ale: Pale Ale, Irish Ale, Mild Ale, Old Ale, Bitter Ale, e muito mais. Por conta disso, nós vamos falar das cervejas mais comuns de serem consumidas.

  • Bitter Ale (“Cerveja amarga”) : É uma bebida tradicional da Inglaterra, apenas ficando atrás do chá, e tem um gosto ligeiramente amargo. A cor da cerveja é cobre, carbonatação baixa e teor alcoólico de cerca de 4%.
  • Pale Ale (“Cerveja pálida”): Esse termo era comumente usado para indicar cervejas amargas em garrafas, mas hoje em dia há Pale Ale, ou “cerveja pálida”, em garrafas, torneiras e enlatada. Essa cerveja se diferencia pelo teor de álcool mais alto que o da cerveja amarga.
  • Brow Ale (“Cerveja marrom”): O nome é auto sugestivo, e se trata de uma cerveja de cor marrom escura, gosto doce e com um teor alcóolico baixo, por volta de 3%. No entanto, as cervejas marrons produzidas no Sul da Inglaterra, variam um pouco suas características, sendo presente uma cor mais avermelhada, álcool mais forte e com final seco.
  • Mild Ale (“Cerveja leve”): Assim como o nome sugere, é uma cerveja mais leve no sabor, menos amarga que os ouros tipos de cerveja, mais parecida com as cervejas encontradas no Brasil. Normalmente, tem um sabor bem adocicado e a coloração acastanhada.

Cerveja de Trigo

A maioria das cervejas são produzidas com cevada, sendo a única exceção à cerveja de trigo que, como se pode imaginar, é utilizado grande quantidade de trigo em sua produção.

A cerveja de trigo alemã deve ter em sua composição no mínimo 50% de malte de trigo e, às vezes, até mais. No processo de fabricação da cerveja de trigo também é adicionado cepas de leveduras especiais que dão o sabor de banana e dente de alho.

Geralmente, as cervejas de trigo têm um sabor leve e refrescante, com baixíssima amargura comparada com os outros tipos de cerveja. Por causa de seu baixo amargor, é uma cerveja que agrada o paladar da maioria das pessoas.

Robusta

A cerveja Robusta tem uma coloração bem escura, quase negra, e é bastante amarga, com quase nenhuma doçura.

A cerveja Robusta Malte é altamente oxidada o que é responsável pela presença dessa cor tão escura e tem o teor alcóolico alto que varia entre 4 a 10 por cento.

Porter

O estilo da cerveja Porter é bem parecido com o da cerveja Robusta, ela é uma cerveja encorpada de cor escura, mas se diferencia por ser levemente adocicada.

A cerveja estilo Poter era produzida em pubs de Londres através da mistura de uma cerveja amarga misturada com cervejas baratas, resultando na cerveja estilo Porter.

Geralmente, a cerveja do estilo Poter tem uma coloração escura e um agradável sabor amargo com toque de chocolate e café.

Lambic

A cerveja Lambic é uma cerveja cujo o processo de fermentação é realizado propositalmente, o que significa que é a cerveja é expostas a leveduras selvagens, o que faz com que bactérias naturais comecem a agir. Após isso, a cerveja Lambic é armazenada durante 4 anos ou às vezes até por períodos mais longos.

A cerveja Lambic possue um paladar seco, com sabor de fruta e levemente ácido, semelhante a vinho. A cor é marrom dourado com presença de pouquíssima espuma.

Cerveja Especial

Diferentemente que possa parecer, as cervejas especiais não são um estilo com características específicos como os outros tipos de cerveja. As cervejas especiais apenas são cervejas produzidas de forma diferente do que as cervejas mais populares.

Isso significa que as cervejas especiais tem características peculiares quando comparada as cervejas mais populares, mas não seguem um padrão único.

Na produção de uma cerveja especial são utilizados ingredientes de altíssima qualidade e poucos aditivos químicos, o que garante uma experiência única e agradável.

Login/Register access is temporary disabled